segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Discurso Amanda Wang - BPD

Lindo discurso Amanda Wang sobre BPD... coloquei o video e a transcrição pra quem quiser acompanhar! Enjoy!

Amanda: Eu gostaria de compartilhar com vocês um discurso que proferiu na National Institute of Mental Health , em Bethesda, Maryland em outubro de 2010. Fiquei surpreso e lisonjeado de saber dessa conversa tinha feito na página inicial do NIMH, e duplamente surpreendido com a manifestação subseqüente de feedback positivo. Muito obrigado!
Este tem sido o assunto mais difícil que eu tinha para se preparar. Tanto quanto eu sou um defensor, estou na maior parte uma pessoa singular, querendo proteger aqueles que eu amo a partir da luz pública. Ao mesmo tempo, no entanto, eu sei que as vulnerabilidades que falo em minha própria vida, muitas vezes eco na vida de muitos outros. A história de transtorno de personalidade borderline não é fácil, raramente simples e muitas vezes não falamos. Se somos capazes de dar voz a essa conversa ea nova realidade do transtorno de personalidade borderline em nosso próprio caminho, talvez ele permite que outros a oportunidade de dar o primeiro passo na mudança, aceitação e cura.
Um agradecimento especial ao NIMH , o NEABPD família , e minha língua treinador Marianne Gobeil .
Vc pode clicar no botão cc (vermelho) embaixo do vídeo e selecionar o idioma para tradução da transcrição, assim pode acompanhá-lo em tempo real, caso seu inglês não seja "perfeito"


Transcrição :
Eu sei que estou aqui para compartilhar com vocês a minha história de vida com transtorno de personalidade borderline, mas primeiro eu quero lhe falar sobre uma mulher chamada Heather, e como alguém que eu nunca conheci - e nunca vai encontrar - mudou a trajetória da minha própria história.
Algo me move para ouvir mais - mais - a sua história, sua voz, estas são suas palavras: Ensina-me a viver ...
Depois de todas as drogas, álcool, relacionamentos abusivos, após ficar sóbrio e voltar para a escola, depois de todos os medicamentos e diagnósticos errados, e ainda não está melhorando, depois de todos os seus esforços Heather fez uma última tentativa.
Ela pediu a seu conselheiro, "Você pode me ensinar como viver?"
Quatro meses depois, no inverno de 2009, Heather tornou-se uma outra estatística. Como eu, ela é uma das que vivem 75% com DBP que tentam o suicídio. Tragicamente, ela também é um dos 10% que morrem por suas próprias mãos.
É impressionante: DBP tem uma taxa de suicídio é 400 vezes superior à média nacional.
Sua vida é uma tragédia, não só porque ela deixou para trás seus dois filhos, não só porque seu diagnóstico foi com-detidos, mas também porque ela tentou tão difícil levar as pessoas a ouvir - toda a sua vida agitada para encontrar algo, alguém , que vai ensiná-la a viver.
Eu não posso deixar de me perguntar como eu sou capaz de sobreviver a esta doença debilitante, enquanto outros não têm. Eu estive lá também, querendo saber o que acontece quando você não sabe como amar a si mesmo ... O que acontece quando os objetos comuns tornam-se armas e trilhos do metrô atraí-lo para a salvação? O que acontece quando quatro copos de uísque são a única maneira de saber como dormir e acordar os seus dias são gastos escondido em tendas de banheiro, criando forcas de cintos?
Para minha família, meus amigos, para você - para aqueles que apreciam, aqueles que estavam lá quando eu não podia me amo, eu te agradeço por me amar de qualquer maneira. Seu amor me manteve vivo quando eu não conseguiria sobreviver sozinho.
Mas seu amor não era suficiente.
Pensei que o amor me curaria. Eu pensei que iria restaurar a fé de mim. Eu pensei que iria me encontrar esperança. E talvez ele fez. Talvez ele me manteve vivo, mas quinze anos no valor de contorções interno, dor intensa, e as batalhas que se alastrou na privacidade da minha cabeça não eram páreo para as virtudes que eu tentei tão desesperadamente para se cultivar.
Três anos atrás, depois de uma revelação intensa, de cortar o coração, uma descoberta que contradiz a minha realidade atual e se desintegrou tudo fachada eu tinha construído, há três anos eu comecei a destruir a única coisa que tinha mantido a loucura na baía: Meu casamento. Meu casamento começou a desmoronar e ainda assim você ainda me amava.
Pois você foi meu amigo que olhou nos meus olhos, dizendo que ainda acreditava em mim. Você era meu irmão, batendo em minha porta tarde da noite para ver se eu estava bem. Você foi a minha mãe e meu pai, insistindo que o amor acima de tudo, não importando quem eu era e de onde a minha vida me levaria. Finalmente, você fosse meu marido, com lágrimas escorrendo pelo rosto, disposto a deixar-me ir
se isso significasse a minha felicidade. Mas o seu querido, amor terno e compassivo. Não foi suficiente.
E isso é quando isso acontece.
Quando todo o amor do mundo tenta o seu melhor para mantê-lo à tona e, ainda, o amor não é suficiente, encontra-se em pé sobre uma plataforma, com medo de machucar as pessoas que você ama ainda mais e ao mesmo tempo, incapaz de tolerar o tormento de uma pessoa que você se tornou. E você perguntar, repetidamente: Quando o amor parece falhar, onde está a resposta?
Mesmo nas melhores condições, o amor não é forte o suficiente para assumir a realidade, agarrando-espinhoso de uma doença não diagnosticada e tratada.
Nós queremos viver. E a maioria de nós estão dispostos a aprender uma nova maneira. Após quinze anos de terapia e medicamentos, há, na unidade psiquiátrica de um hospital da cidade de Nova York, eu recebi um diagnóstico que eu nunca tinha ouvido antes. Dos 9 sintomas de Transtorno da Personalidade Borderline, eu tinha 8 deles. Foi somente depois de receber tratamento específico para DBP que comecei a aprender a viver.
Viver não me vem naturalmente. Eu tive que aprender coisas que pareciam estranhas para mim, as emoções que tinha nomes reais. A vida, para minha surpresa, tinha estrutura e eu era capaz de me tecer em torno dessa estrutura.
Foi só então que eu era capaz de abrir-me a um amor que cura, uma fé, que restaurou e uma esperança que eu pudesse compartilhar com os outros. Mas, você vê a coisa é, eu sou apenas uma pessoa. e há outros 18 milhões lá fora, só assim, nós, da vida, desejando não sofrer em vão. Há esperança, mas a esperança não está se transformando em uma ação rápida o suficiente.
Porque mesmo que haja uma nova realidade, uma nova causa para a esperança, que há tratamento e as pessoas podem aprender a viver e vai ficar melhor - há ainda a amarga realidade do nosso sofrimento. As pessoas esperam meses e até anos para os pontos de abertura nos hospitais locais a fim de receber tratamento que funciona. As pessoas não podem pagar pelo tratamento particular quando eles estiveram fora do trabalho. As pessoas estão ansiosas por apoio em todo o país e em todo o mundo procuram desesperadamente outros que entendem um sofrimento que parece ser gravadas em pedra e sempre molda o nosso futuro. Todos eles nos pedem - de uma forma ou de outra, para quem quiser ouvir:
Por favor, me ensinar a viver.
Pode ser tarde demais para Heather, mas eu fiz uma promessa a sua mãe que ela não morreu em vão. Para ela e inúmeros outros que perderam suas vidas, suas mortes podem servir como uma chamada a trabalhar para aqueles que ainda estão vivos, mas apenas viver.
Para aqueles que se enquadram ao seu fim, para aqueles que sentem que não têm mais opções, para quem vive em um corpo que conspira contra eles, eles precisam saber que não importa quão desolada você pode sentir o quão desesperada a situação pode ser, não importa o que tem sido feito, não nos definem completamente. Mesmo em nossas horas mais sombrias de desespero, em nossa dor e confusão e medo, nós - BPD e tudo - nunca pode ser jogado fora.
E assim vamos dedicar nossas vidas a isso, para este trabalho inacabado. Vamos encontrar algo que nos move para ouvir mais de perto, mais profundo para a história de transtorno de personalidade borderline. Ensina-nos como viver.
Graças a NIH e NEABPD por me permitir falar com você hoje. E obrigado por me ensinar a viver.

Nenhum comentário: