quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Escrever palavras não é o mesmo que dizê-las...




Os efeitos das dietas
A barriga de Kim faz ruídos: ela deixou de almoçar há algumas semanasÀs refeições, alimenta-se unicamente de saladas e, tal como Carol, não come pão nem batatas. Para não pensar na comida, vai para o quarto estudar e fazer os trabalhos de casa.— Vem ver televisão comigo — diz a mãe, uma noite. Kim pensa nos velhos tempos em que ia para o sofá com Angela petiscar batatas fritas enquanto assistiam à sua série favorita. Mas agora Angela saiu com p namorado, Luís. Kim abana a cabeça.— Tenho muito que fazer — diz à mãe, pegando na mochila.No quarto, Kim tenta trabalhar mas não consegue parar de pensar em comida; tem dores de cabeça.Na sexta-feira, vai às compras com a Angela e a mãe. Vão escolher o vestido de Kim para o casamento.Kim pega numa saia justa. É um tamanho 36 — e o fecho sobe facilmente. Sai apressadamente do provador, descalça, e desfila à frente de Carol e de Angela.— Estás linda! — exclamam elas.— Tens um corpo muito bonito — diz a empregada. Kim gosta do elogio.
A dieta e o corpo
Quando o corpo de Kim necessita de comida, determinadas substâncias químicas comunicam ao cérebro a sensação de fome. Este envia mensagens às outras partes do corpo, para os preparar para a refeição seguinte. A boca enche-se de saliva, os sucos gástricos preparam-se para o trabalho. Pela cabeça de Kim passam imagens de torradas com manteiga e de sandes. O seu cérebro esfomeado nunca pára de lembrar que ela tem que comer.Tal como qualquer pessoa a fazer dieta, Kim sente os efeitos da falta de comida: cansaço e dificuldade de concentração. A curto prazo, a dieta fá-la sentir-se desconfortável.A longo prazo, pode privá-la de algum nutriente necessário para o seu corpo.
O que é uma caloria?
É uma unidade de energia. Tudo o que comes contém calorias. O teu corpo usa-as em tudo o que faz — respirar, digerir a comida e até dormir. Estás a queimar calorias até enquanto lês este livro.
O que é um distúrbio alimentar
Kim vê-se ao espelho do seu quarto. Observa o corpo e franze a testa.“O meu rabo continua gordo”, pensa.Vai pesar-se na balança da casa de banho.“Tenho que perder um pouco mais de peso”, diz para si própria, determinada.Nas semanas seguintes, Kim reduz o pequeno-almoço: durante vários dias, só come uma fatia de pão torrado, com manteiga com baixo teor de gordura; deixou de tomar leite com café.Quando come com a família, entra em pânico só de pensar em ter de enfrentar um prato cheio e depenica a comida. Algumas vezes, quando ninguém está a ver, deita a comida no lixo.Embora coma muito pouco, começou a cozinhar para a família. Esta noite, fez lasanha. Enquanto a preparava, alguns pedaços de queijo caem para a bancada. O estômago da Kim começa a fazer ruídos e apetece-lhe comer o queijo.“Não”, diz. “Estás muito gorda.”À mesa, a Kim serve um prato cheio de lasanha para cada um; para si, serve apenas salada.— Está deliciosa! — diz a mãe. — Tem muitas calorias, mas vale a pena fugir à dieta! Não comes, Kim?— Comi na cozinha. Estou cheia! — mente Kim, enquanto os outros comem.Kim não come uma refeição completa há semanas.
O que é um distúrbio alimentar
A dieta de Kim está a transformar-se noutra coisa: começa a sofrer de um distúrbio alimentar. As pessoas com este tipo de doença, tanto podem comer pouco, como muito. Há muitas razões que estão na base das doenças do comportamento alimentar: surgem em pessoas tristes, desencantadas ou confusas em relação às suas vidas. Utilizam a comida para tornar suportável uma existência que sentem estar descontrolada.Os distúrbios alimentares não são causados pelas dietas: embora possam iniciar-se com uma dieta, não têm nada a ver com comida; costumam estar relacionados com a incapacidade de solucionar alguns problemas próprios...


Qualquer semelhança é mera coincidencia..
Hoje eu almocei café.. e a noite comi uma torrada.. teve uma barra de cereal tbm..
ahhh.... também comi um doce, ganhei um bombom de cereja da minha amiga.. fazia alguns dias que ele olhava pra mim.. Hoje não aguentei e comi.. Que idiota né? Passa o dia inteiro sem comer nada.. e come um bombom.. tsc tsc tsc .. nem falo nada.. não vou falar sobre culpa..
Fiquei deprimida em estar sozinha, mas compensa por outro lado, não tem ninguém pra fiscalizar a comida.. ninguém briga comigo, e ao mesmo tempo não magoo ninguém..
Tirando o bombom.. o dia foi quase No food, mas acho que foi o dia mais limpo da semana..


Não faço nenhuma apologia a anorexia, mas atualmente o meu peso, a minha comida é o único controle que estou conseguindo ter... De certa forma, tem funcionado para me manter mais calma, pelo menos dessa forma meu peso não me encomoda.. falta pouco pra ficar tranquila com a balança.. Meu psicologico em compensação ta pessimo, minha cabeça ta uma zona.. Não to conseguino ficar sozinha.. bate aquele desespero, aquela angustia.. choro.. choro... e não passa... Ao msm tempo, estou extremamente anti-social.. não to com vontade de falar com ninguém, as pessoas tem me irritado constantemente.. O mais estranho é que com a A e a E é diferente não sei porque.. é inversamente proporcional, se chego em casa e elas não estão me sinto tão só, tão mal... me sinto segura com elas, me sinto bem, como não me sinto com ninguém.. coisa esquisita né? ..hj chorei tanto qdo elas nao estavam aqui, qdo eu estava sozinha... uma angustia absurda, misturada com ansiedade.. desesperei sei lá.. Acho que to doente! Lá fui eu ganhar outra marca, to começando a me descontrolar com isso, quero ver como vou esconder amanhã.. espero que faça frio..


Hoje conversando com a A sobre a minha insonia, que eu queria tomar remédio, ela me aconselhou a não fazer pela primeira vez pq com certeza eu não iria parar.. comecei a pensar sobre isso.. foi assim msm com os cortes, o primeiro foi de raiva, misturado com o desespero de nao poder fazer nada.. a partir disso.. cada vez que bate uma agonia lá vou eu para mais um.. é a única forma de passar.. mas não posso depender disso, recorrer a isso cada vez que a barra pesa.. Isso é um absurdo.. descontrole total... chega a beirar a loucura..

Nenhum comentário: